As vezes quando estamos codificando nossas aplicações, não nos preocupamos em estudar alguns conceitos relacionados a tipos de dados que iremos utilizar para declaração de variáveis em nossas linhas de código. Isso pode acontecer pelos mais variados motivos, desde a falta de tempo ou mesmo conhecimento dos benefícios que uma pesquisa a fundo no assunto pode trazer e consequentemente reproduzir nas linhas código produzidas.





Value Types

No .Net as Value Types são os tipos mais simples utilizados. Uma variável deste tipo contém o valor, e não o endereço de referência para o valor. Os tipos mais simples da plataforma .NET, primeiramente numericos e tipos booleanos, são Values Types. Estes tipos são armazenados no stack, onde o runtime pode facilmente criar, editar, ler e excluir sem que haja um grande processamento.

Basicamente existem 3 tipos de Value Types:

  • Built-in types
  • User-defined types
  • Enumeratos

Os tipos de variáveis mais comuns de Value Types são:

  • sbyte
  • byte,
  • int ou Integer
  • uint ou Uinteger
  • long
  • float
  • decimal

Como utilizar Value Types

Quando declaramos uma variável este símbolo serve de instância do tipo criado. Como possuem um construtor implícito não precisamos chamar algum método de inicialização, ou seja, isso é feito automaticamente, sem a necessidade de utilizar a palavra new. O construtor (implícito, como mencionado anteriormente) atribui à variável declarada um valor que geralmente é 0 ou nulo.

Reference Types

Elas armazenam endereços ao invés dos dados em si. São também conhecidos como Ponteiros, armazenados em endereços de memória chamado Stack. Neste endereço o runtime pode facilmente e rapidamente criar, editar, ler ou excluir sem que haja um grande processamento. Este processo é chamado de Garbage Collector.

O Garbage Collector é feito automaticamente, mas a partir da versão 2.0 do .Net Framework é possível executá-lo a qualquer momento.

No .Net Framework existem aproximadamente 2500 Reference Types. Estes são passados por referência, ou seja, a alteração de um objeto afetará todas as instâncias que apontam para ele.





Entre no grupo do Telegram para receber as dicas de cursos que estão gratuitos e ainda ficar por dentro das promoções da Udemy.

Clique na imagem para acessar o grupo.

Clique aqui para curtir a página Programação Prática no Facebook.

Clique aqui para inscrever-se no Canal Programação Prática no YouTube.



Até a próxima postagem! 🙂


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *