Marketing para o profissional freelancer

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O crescimento do trabalho freelancer fez com que alguns sites especializados surgissem. A ideia é simples: promover o encontro entre você e o seu cliente, com a intermediação de pagamentos, reduzindo os riscos de calote e garantindo tranquilidade na execução do trabalho.

É o caso de Workplaces como Workana, 99Freelas, Freelancer.com, entre outras. No entanto, se por um lado elas oferecem uma segurança interessante para o trabalho, por outro você terá que lidar com dois pontos negativos:

  • Comissão: é o valor cobrado pela intermediação (geralmente entre 10% e 15% do total do projeto). Você pode incluir esse valor no seu orçamento e deixar para o cliente arcar. Contudo, o custo acaba sendo maior e pode gerar desistência.

  • Concorrência: como são muito candidatos em cada projeto (e muitos deles não são profissionais), os concorrentes cobram preços absurdamente baixos e entregam projetos de baixa qualidade — o que é péssimo para a classe como um todo.

Para te ajudar a encontrar os seus primeiros trabalhos como freelancer, preparei algumas aulas para falar sobre a divulgação do trabalho de um profissional independente, facilitando o processo de encontrar clientes.

Por que um freelancer precisa investir em marketing?

Se já não é segredo a necessidade de trabalhar na divulgação de um trabalho, surpreende menos ainda que o mundo contemporâneo traz uma enorme competitividade a qual, dependendo da área, é até um tanto desleal.

Muito disso acontece em função da internet. Se por um lado ela apresenta oportunidades incríveis (tais como veremos dentro do marketing digital), por outro ela amplia as possibilidades de concorrência. Pessoas que moram muito distantes de você conseguem atingir o seu potencial cliente com uma facilidade inimaginável alguns anos atrás.

Neste contexto, o marketing pessoal surge como uma chance de que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho e, por que não, possam buscar os seus serviços como profissional.

O marketing digital e o freelancing

É neste cenário de ampla competitividade que o marketing digital surge como grande aliado de um freelancer. Isso porque ele permite a divulgação do seu trabalho com uma grande variedade de recursos e, o que talvez seja ainda mais importante, por um baixo custo.

Vale reforçar que o marketing digital é, em primeiro lugar, marketing. O seu foco e os seus objetivos seguem com a divulgação de uma mensagem para um determinado público. A diferença, portanto, está nas técnicas utilizadas.

Um exemplo que gosto muito é da mídia física. Imagine que você crie um flyer ou um banner para divulgar o seu trabalho. O custo não será baixo, especialmente pela parte gráfica. No entanto, esse tipo de divulgação fica restrito ao local de instalação. O alcance, portanto, é extremamente limitado.

No marketing digital, contudo, você encontrará algo totalmente diferente. Usando de diferentes estratégias, o alcance é praticamente ilimitado. Clientes de regiões completamente diferentes poderão ver a sua divulgação. E esse é, claro, um enorme diferencial na tentativa de driblar concorrentes.





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