Descrição
Descrição:
Serão abordados os conceitos de marketing, geomarketing e Sistemas de Informação Geográfica no contexto mercadológico, além de um exemplo prático de teorias sobre atratividade de mercado, análise de concorrências e padronização de consumidores.
Quais são os requisitos ou pré-requisitos para fazer seu curso?
Conhecimento básico de informática.
Para quem esse curso é destinado?
O curso atende profissionais ou estudantes da área de marketing, geografia ou correlatas que busquem entender e aplicar as potencialidades do Geomarketing.
Sobre Geomarketing
O empreendedorismo surge como uma válvula de escape em tempos de crise econômica. Historicamente, grandes negócios surgiram na esteira dos momentos de recessão econômica. Enquanto muitos estão desanimados com a situação adversa em que se encontram, ótimas oportunidades podem se transformar em negócios, porém com planejamento.
O primeiro passo para o planejamento de seu negócio é o conhecimento de seu cliente. Informações comportamentais, demográficas, socioeconômicas (…) são fundamentais na elaboração de estratégias de atendimento e vendas. No entanto, é no espaço geográfico onde os fenômenos mercadológicos se manifestam, tornando as ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG) imprescindíveis no processo de tomada de decisão em qualquer negócio.
Em uma definição leiga e rudimentar, o geomarketing é uma ação de marketing que usa informações geográficas no seu planejamento. Por meio de mapas digitais, todas as ações de venda, expansão de negócio, propaganda, estudos de concorrência e segmentação de clientes são desempenhadas dentro da dinâmica do marketing. Segundo (YREGOYEN, 2003) o geomarketing se alinha com o conceito de economia espacial, que se fundamenta no princípio geral de que a distância geográfica exerce uma influência sobre a atividade econômica. Dessa forma, a análise de dados dentro do ambiente de Sistemas de Informação Geográfica é fundamental dentro do estudo de mercado.
O curso visa mostrar e utilizar as ferramentas de análise espacial para a dinâmica do mercado consumidor do seu negócio. Serão abordados os conceitos de marketing, geomarketing e Sistemas de Informação Geográfica no contexto mercadológico, além de um exemplo prático de teorias sobre atratividade de mercado, análise de concorrências e padronização de consumidores.
Um desafio para a consolidação do geomarketing é a capacidade de atualização dos dados referentes a determinada área. O produto cartográfico não pode estar defasado, caso contrário prejudicará a tomada de decisão do empresário. No entanto, como os mapas trazem uma informação mais clara, visual e interativa, o tempo de análise do cenário de mercado fica menor, facilitando as posteriores decisões.
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