Descomplicando design thinking – Fundamentos

Descrição





Descrição:

O jeito de pensar do design, design thinking (o design centrado no ser humano) é uma abordagem que reúne cultura mais ferramentas que, baseadas em pilares como a empatia, a colaboração e a experimentação, possam gerar produtos e serviços que sejam desejados pelos clientes, tecnicamente possíveis e financeiramente lucrativos para os empresários e acessíveis pelos cliente.

O design thinking, ou design centrado no usuário, é uma das abordagens mais eficazes para quem deseja inovar – seja num produto, processo ou departamento. Isso porque ele consiste em pensar soluções de acordo com as necessidades e desejos do consumidor, partindo da constatação de que toda boa ideia – bom serviço, produto ou negócio – nasce como resposta a um problema.

Essa abordagem está baseada em três pilares: empatia, colaboração e prototipação – ou experimentação.

Marcelo Pimenta é professor de Design Thinking, Empreendedorismo e Inovação  e vem desenvolvendo e inspirando profissionais e estudantes por todo o país para ter uma mentalidade de designer e criar uma estrutura centrada no cliente.

Atualmente, estamos no que chamamos “Era da Experiência”. Cada vez mais é preciso que as empresas e startups criem condições para que o consumidor enxergue o benefício que um determinado serviço está agregando ao todo. Esse tipo de conceito pode ser resumido em uma expressão, ela é a “Lógica do Serviço Dominante”.

O que é a Lógica do Serviço Dominante?

Resumindo, podemos dizer que o conceito está relacionado ao fato que o cliente não quer somente o produto. Mas, sim o benefício que o produto oferece. Pense, por exemplo, no cinema. Atualmente, cada vez mais são oferecidos recursos com o intuito de entregar uma nova experiência ou algo diferenciado ao consumidor. Isso acontece com o 3D, com cinemas que oferecem poltronas e uma experiência mais “gourmet” ou “premiere”.

Muitas vezes o cliente está interessado na experiência de assistir determinado filme e não em apenas assistir a esse conteúdo. Ele quer um som de qualidade, entre tantos outros recursos, que para aquela determinada pessoa entregam mais valor.

Assim, o Design Thinking centrado no ser humano é um processo que dá a oportunidade de você elaborar produtos e serviços cada vez mais relevantes para o seu público.





Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Descomplicando design thinking – Fundamentos”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *