Atenção Plena – Mindfullness para professores

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O objetivo desse pequeno curso é aliar os fundamentos da psicopedagogia empresarial com os benefícios da prática de atenção plena e a inteligência emocional como ferramenta de apoio para profissionais da educação. Ampliar a compreensão do educador sobre a importância do autoconhecimento e da atenção plena sobre si mesmo. Incentivar através de práticas de atenção plena o desenvolvimento de uma vida emocional equilibrada, com mais entusiasmo e motivação para a profissão de educador.

Sobre minha pesquisa:

Para entender os efeitos da prática de atenção plena, este estudo voltou-se para a neuropsicologia, onde o conceito de memória de trabalho ou memória operacional, é trazer algo para a consciência e manter a atenção. Em uma tradução literal do inglês, mindfulness seria a qualidade de quem é atento, e o termo tem sido transposto, como atenção plena ou consciência plena (RAMON 2021).

Através de técnicas de neuroimagem, estudos demonstram que a prática de meditação ou atenção plena impacta a neuroplasticidade e como relata Ramon (2021), provoca mudanças estruturais do cérebro com alterações nos funcionamentos cognitivo e emocional. A neuroplasticidade é crucial para a capacidade de aprendizagem, ou seja, quando o sujeito aprende alguma coisa, o cérebro se modifica, já a prática de atenção ou meditação muda estruturas e circuitos cerebrais da mesma forma. O assunto ainda é muito investigado e não tem conclusões definitivas. O mesmo autor cita que Britta Holzel e colaboradores propõem que a prática de mindfulness regula a atenção, aumenta a consciência corporal, regula as emoções e cria mudança na autopercepção.

A autorregulação é o processo de dirigir a atenção nas próprias ações e pensamentos para atingir um objetivo. Em neuropsicologia, a autorregulação é uma função executiva, ou seja, um conjunto de processos cognitivos para estabelecer uma estratégia comportamental. Ramon (2021) também enfatiza que estudos indicam que a autorregulação é relacionada no desempenho escolar dos jovens e também com a saúde, as habilidades sociais e até mesmo o sucesso profissional. Sendo assim, é através da atenção que um monitoramento acontece e é onde o indivíduo pode impedir comportamentos autônomos, podendo escolher condutas que considerar mais importantes.

Considerando os estudos da neurociência das emoções no processo de aprendizagem, Morais (2020) afirma que o aprender ocorre de forma integradora, ou seja, além do processo cognitivo, é preciso ter uma interação com os fatores emocional, racional e social. Para o autor, o autocontrole envolve o córtex frontal e regula as emoções e a neurociência demonstra que a prática de atenção plena tem o mesmo papel, utilizando a mesma função cerebral.

No contexto da psicopedagogia empresarial, os benefícios da prática de atenção plena podem ser muito produtivos, ajudando ao educador ou o aprendente empresarial a lidar com os desequilíbrios da profissão para que possam ter mais motivação para os seus propósitos. A satisfação no trabalho é influenciada pela motivação e a promoção de intervenções que despertem o desejo de manter a profissão (DAVOGLIO, SPAGNOLO 2017). A psicopedagogia empresarial pode provocar mudanças no comportamento do ser humano para que possam melhorar o seu desempenho tanto profissional como pessoal. Através de uma investigação como funciona a prática de atenção plena (mindfulness) para grupos de empresas, instituições formais e não formais de ensino, observa-se que pode ser criada uma proposta de trabalho para que educadores e colaboradores das instituições possam se beneficiar das técnicas voluntárias de atenção e auto-observação. Os problemas de relacionamentos nas instituições, que afetam o crescimento e produtividade do ambiente acabam originando os comportamentos que comprometem a harmonia. Esses problemas podem ser identificados com a visão autocentrada que leva o indivíduo a reagir de forma irrefletida. Ramon (2021) afirma que os pensamentos são eventos mentais: eles ocorrem, mas não são gerados voluntariamente.




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