Descrição
Descrição:
Adquirir o conhecimento proposto pela Anatomia Humana é compreender a essência fundamental da arte da profissão em que o estudante se prepara para identificar e conhecer as funções orgânicas, dimensionamento corporal e, posteriormente, as patologias de maneira objetiva.
Percebemos, pelos discursos, que o ensino da Anatomia é repleto de obstáculos para a aprendizagem efetiva dos estudantes. Os conteúdos apresentam grande número de estruturas, com nomes incomuns e de intricada compreensão. Em vários momentos, essas dificuldades despertam nos estudantes sentimentos de impotência e de desânimo, pois, segundo alguns dos sujeitos do estudo, a Anatomia Humana não é uma disciplina para ser aprendida, mas decorada – concepção da qual discordamos, pois ela precisa ser apreendida, tendo em vista sua relevância na atuação profissional tanto do biólogo quanto do enfermeiro.
Além dos aspectos morfológicos da disciplina e das infindáveis nomenclaturas que apresenta, foram trazidas outras questões que dificultam a aprendizagem da disciplina. Uma delas se refere à disponibilidade de tempo para estudos práticos, uma vez que o laboratório de Anatomia na universidade estudada só dispõe de aula extraclasse no período diurno. Este é considerado um importante fator que dificulta aos acadêmicos utilizar essa possibilidade de aprendizagem, pois a rotina de trabalho é uma característica dos alunos de nossa universidade – a grande maioria trabalha durante o dia para financiar seus estudos.
Outro aspecto apontado é o tempo durante o qual muitos desses estudantes estiveram afastados dos estudos, fato que influi diretamente na aprendizagem de cada um, além dos compromissos familiares que, muitas vezes, os afastam da possibilidade de participar das atividades no laboratório de Anatomia.
Segundo as teorias de aprendizado, quando o aluno é solicitado e estimulado a construir seu próprio conhecimento com orientação e incentivo do professor, esse saber se fundamenta de forma mais profunda e duradoura. Por isso, estudos que consideram a opinião dos acadêmicos, propondo espaços de troca, bem como de construção coletiva do seu processo de formação, são alternativas a serem encorajadas, a fim de manter sempre laços estreitos entre professor e aluno.
Os saberes da Pedagogia Universitária são ferramentas essenciais para a efetivação de propostas inovadoras, como a deste estudo, permitindo a (re)construção de saberes e conceitos formativos docentes. Ademais, tais saberes criam condições objetivas para concretizar a inovação, que contemplam estratégias de comunicação favoráveis ao diálogo entre os sujeitos envolvidos.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.