Como fazer pesquisa científica no Direito

Descrição





Descrição:

Muitos estudantes enfrentam dificuldades quando começam a desenvolver pesquisas científicas na área jurídica, principalmente no momento de elaboração do TCC, artigos científicos ou outras formas de pesquisa.

Afinal, é comum que os estudantes não tenham acesso a um conhecimento aprofundado e organizado sobre como desenvolver pesquisas. Geralmente porque os cursos de Direito focam mais na prática jurídica do que em metodologias de pesquisa.

Por isso, decidi organizar e compartilhar todos os conhecimentos que obtive ao longo da minha trajetória científica. Os quais eu gostaria de ter tido acesso no início da minha jornada.

Minha experiência com o desenvolvimento de pesquisas jurídicas começou na minha graduação em Direito, na Universidade Federal de Santa Catarina. Na qual tive a oportunidade de participar das atividades de grupos de pesquisa e do programa de iniciação científica.

Através desse curso, proponho compartilhar os conhecimentos introdutórios para que todos possam iniciar suas trajetórias ou cumprir seus objetivos (seja para o TCC, dissertações, artigos científicos ou outras formas de pesquisa) com os recursos teóricos necessários.

Assim, abordarei três aspectos fundamentais para iniciar uma pesquisa científica: como um texto científico é escrito, sobre o que se escreve em uma pesquisa científica e como evitar o erro mais comum das pesquisas jurídicas.

Sobre o curso:

Na primeira aula abordarei a questão da forma: como escrever um texto científico.

Na segunda aula abordarei o conteúdo: como delimitar um objeto de pesquisa.

Na última aula abordarei o erro mais comum que ocorre com quem está começando a desenvolver pesquisas científicas na área jurídica.





Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Como fazer pesquisa científica no Direito”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *