Como investir em renda fixa?

Descrição





Descrição:

O curso COMO INVESTIR EM RENDA FIXA? é feito para iniciantes no mercado financeiro e que buscam novas formas de investir o seu dinheiro. Com ele, você vai entender a dinâmica do mercado e quais são as principais oportunidades da categoria.

O que é renda fixa?

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, a renda fixa não é sinônimo de segurança, mas sim para previsibilidade de caixa. Isto é, no momento em que você investe, as condições de lucro já estão bem definidas.

Neste sentido, ela se difere da renda variável que não oferece essa previsibilidade sobre o seu comportamento. Uma ação, por exemplo, pode gerar lucros e prejuízos a depender dos resultados dos próximos meses. Ou seja, é um investimento mais incerto.

Portanto, a primeira coisa que você deve saber é que a renda fixa permite a previsibilidade de caixa. Embora alguns ativos sejam, de fato, seguros, nem todos funcionam dessa maneira. Em outras palavras, é preciso conhecer o produto antes de investir caso o objetivo seja a segurança do seu dinheiro.

Como funciona a renda fixa?

A renda fixa funciona, basicamente, por meio da emissão de títulos de dívida por parte de empresas, de bancos ou até mesmo do governo. Como assim? Simples: essas instituições podem precisar captar recursos para suas atividades. São exemplos disso:

  • Novos projetos que exigem investimentos, como abertura de filiais

  • Atualização de infraestrutura com a criação de escolas, hospitais e estradas

  • Pagamento de colaboradores ou fornecedores

  • Reforço de caixa para eventualidades

Assim, para esses objetivos, elas emitem esses títulos de dívida. Na prática, eles funcionam como uma espécie de “pedido de empréstimo”. Assim, os investidores podem “emprestar” o seu dinheiro para as empresas ou para o governo em troca de, futuramente, receber esse dinheiro emprestado de volta com acréscimo de juros acordados.

Em resumo, esse é o fluxo da renda fixa:

  1. Investidor “empresta” o seu dinheiro por meio da compra de um título de dívida;

  2. No título, o emissor compartilha dados como remuneração dos juros e a data de vencimento (dia do pagamento);

  3. O emissor do título usa o dinheiro para suas atividades necessárias, enquanto o investidor aguarda;

  4. Na data de vencimento acordada, o emissor do título deve devolver o dinheiro do investidor com o acréscimo dos juros.





Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Como investir em renda fixa?”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *