Neste post serão abordados os operadores de incremento e decremento. Acompanhe a postagem até o final para conhecer os conceitos e como utilizar o pré-incremento e pós-incremente, bem como o pré-decremento e o pós-decremento.
De maneira geral, quando utilizamos os operadores de incremento e decremento dentro de comandos mais complexos existe a diferença entre o uso pré(incremento/decremento) ou pós(incremento/decremento).
Antes de prosseguir é necessário esclarecer que esse sinal “++” representa o incremento. Ou seja, ele aumenta em 1 o valor da variável que ele está acompanhando. O conceito é semelhante para o sinal de “–”, com a diferença que ele diminui em uma unidade o valor da variável que acompanha.
Exemplo:
intiValor= 0;
iValor++; ==> iValor vale 1
É o mesmo que:
intiValor = 0;
iValor = iValor + 1; ==> iValor vale 1
É possível trabalhar com o pré-incremento e o pós-incremento, ou então, o pré-decremento e o pós-decremento. Assim, se utilizamos os operadores a frente da variável, estamos PRÉ-(incrementando/decrementando) o valor. Enquanto que se utilizarmos o operador após a variável, estaremos PÓS(incrementando/decrementando).
Pré-Incremento/Decremento (++i, –i)
Veja o exemplo abaixo: no pré incremento, primeiramente a
variável “c” é incrementada, e só depois atribuída a “d”:
Neste exemplo, “c”, que vale 6 é primeiramente incrementada e passa a valer 7. Somente depois disso, a variável – que já vale 7 – é atribuída para “d”, que também fica valendo 7.
Pós-Incremento/Decremento (i++, i–)
Primeiramente a variável é atribuída, e só depois incrementada:
Neste exemplo, “c”, que vale 6 tem seu valor atribuído a “d”, que fica valendo 6 também. Somente depois dessa operação que “c” tem seu valor incrementado, valendo então 7.
Quando não existe atribuição do valor do incremento/decremento a uma outra variável, pré ou pós incremento sempre resultarão no mesmo resultado, pois, você apenas está retornando o valor de “i” após a operação, seja ela pré ou pós.
Exemplo:
Até a próxima!
0 comentários