A arte de aprender a programar tem crescido muito nos últimos anos, seja para fins profissionais ou como hobby. Neste artigo, vamos fazer um apanhado geral sobre programação. E isso inclui também apresentar um guia com 25 sugestões de sites e plataformas que vão ajudar você a aprender a como programar e se especializar no assunto.
Mesmo que você não queira trabalhar diretamente com programação, aprender uma linguagem de programação pode trazer vários benefícios. Os principais são:
- Ajuda você a gerenciar melhor sites, blogs e lojas virtuais;
- Diminui a sua dependência de um programador externo para seus próprios projetos;
- Concede liberdade para você criar aplicativos, games, sistemas operacionais, sites e outros tipos de projetos na web com facilidade.
Vamos começar!
O Que é Programação?
Programar é a ação de planejar e dar instrução a alguma coisa para que ela funcione de um jeito específico. Imagine que você seja o gestor de uma empresa com alguns funcionários. Ou um professor de uma turma numa escola.
Numa empresa, não são incomuns situações deste tipo: “fulano, preciso que você faça isso e me entregue os relatórios até tal hora”. Já num ambiente escolar, é comum ver o professor falar com os alunos desta forma: “leiam a página tal e depois completem o exercício”.
Nos dois casos, ocorreram instruções tanto do gestor da empresa quanto do professor. E ambos esperam que os essas mesmas ordens sejam cumpridas da forma como ela foram planejadas, sem desvios de finalidade ou de objetivo.
Programar é basicamente isso. Só que não se envolvendo diretamente com pessoas, mas com códigos e linguagens de programação que comandam o funcionamento de diversas funções em computadores, dispositivos móveis, softwares, jogos eletrônicos, aplicativos, aparelhos eletrônicos e até mesmo robôs.
Para Que Serve a Programação?
A programação é um dos pilares que sustenta e move o mundo da tecnologia. Ela simplesmente está em todos os lugares: na televisão, na geladeira, no ar condicionado, nos aparelhos celulares, nos computadores e aí por vai.
E o papel do programador nisso tudo é criar códigos e usar as linguagens de escrita de programação para que todos esses dispositivos funcionem da maneira como se espera.
O ato de programar serve para ter certeza, por exemplo, de que um computador vai mesmo carregar o seu sistema operacional assim que ele for iniciado. E que não vai agir ou executar uma tarefa diferente para a qual ele não foi programado.
Já pensou numa situação em que o computador começa a reiniciar em sequência. Ou, ainda, a deletar os arquivos sem que o próprio usuário tenha dado o comando ou a ordem para isso acontecer?
O estrago e a irritação seriam grandes. Além disso, você provavelmente usa aplicativos no seu cotidiano. Sabe quando alguns deles pedem que os usuários se registrem para poderem concluir uma compra?
A programação está presente aqui como forma de garantir que os dados dos novos clientes registrados sejam armazenados no banco de dados do próprio sistema do aplicativo. E que o usuário não seja erroneamente transportado para uma página com ofertas que ele não quer receber.
O Que Você Pode Fazer Com Programação?
Se você está interessado em como programar ou ampliar seus conhecimentos na área, é possível que também já tenha pensado em que tipos de coisas gostaria de criar e desenvolver usando códigos e linguagens de programação.
Pois saiba que as possibilidades são muitas. Tudo depende do seu interesse com o que você gostaria de trabalhar e se especializar no seu dia a dia. Abaixo estão algumas opções para você se localizar sobre quais tipos de projetos pode fazer como um programador.
Sistemas Operacionais
Um sistema operacional é o programa mais importante de um computador. O mais conhecido mundialmente é o Windows, da Microsoft. Sem ele, o computador simplesmente não funciona, pois não consegue carregar as atividades e funções que o usuário quer executar.
Essas atividades nada mais são do que ordens que o usuário dá ao computador para que ele cumpra as instruções recebidas. Elas podem ser, por exemplo, desinstalar um software que você não vê mais utilidade, abrir uma calculadora virtual, criar planilhas de gastos mensais e até mesmo jogar games.
Como programador, você poderá desenvolver seu próprio sistema operacional, acrescentando funções e recursos únicos pensando na experiência de usabilidade do usuário que você pretende conquistar. Mas não é só isso. Também existem sistemas operacionais com código aberto, livres de propriedades intelectuais. O Linux – e suas principais distribuições – é um dos mais famosos e usados no mundo.
Esse tipo de sistema operacional permite que o próprio usuário mexa na linguagem de programação e adapte o sistema do jeito que quiser, aperfeiçoando o serviço e acrescentando novas funções. É permitido, inclusive, comercializar a versão criada por você mesmo.
Criar Sites
Não tem escapatória: quem quer se estabelecer na internet precisa ter um site. É por ele que sua empresa, sua loja online ou seu blog com conteúdo especializado ganha visibilidade na rede e fica disponível para milhões de usuários visitarem diariamente.
Um site basicamente armazena todas as informações e dados criados por você. E eles são automaticamente disponibilizados para outros internautas assim que você publica conteúdos, coloca produtos à venda ou detalha os serviços realizados pela sua empresa.
Sabendo como programar, você poderá criar sites estáticos e dinâmicos usando linguagens para determinar as informações que você vai escrever e guardar no seu site. Também poderá otimizar o modo como as pessoas vão acessar a sua página e começar a interagir com ela.
E se quiser começar agora você já pode criar o seu próprio site. E de uma forma bem mais leve, sem se preocupar exatamente com programação. Os planos de hospedagem da Hostinger disponibilizam o construtor de sites Zyro para você deixar a sua página online hoje mesmo.
Aplicativos
A popularização dos dispositivos móveis fez com que a oferta de aplicativos multiplicasse radicalmente. E lojas como iTunes (sistemas iOS) e Google Play (sistemas Android) são abastecidas diariamente com novidades para os usuários baixarem, testarem e comprarem.
Aprendendo como programar, você poderá ser o próximo guru dos aplicativos móveis. Basta ser visionário e usar a sua criatividade para desenvolver algo que solucione algum problema comum que as pessoas têm. Ou que facilite o dia a dia delas de alguma forma.
E quanto mais na ferida você tocar, ou mais eficiente for a sua proposta, mais rápido o seu aplicativo será baixado por elas. E, se elas se sentirem satisfeitas e realizadas, é também bem provável que elas compartilhem seu produto com amigos e conhecidos.
E se você tem uma ideia matadora e boas noções de linguagens de programação, já pode iniciar o seu projeto hoje mesmo. Tanto o Google quanto a Apple disponibilizam ferramentas gratuitas e programas de incentivo para você criar e lançar seu primeiro aplicativo.
Games
A indústria dos jogos eletrônicos é uma das que mais cresce no mundo. Para ter uma ideia, todos os anos a arrecadação do setor supera as indústrias fonográfica e da música combinadas. Deu para sacar o potencial que esse mercado tem?
Sabendo como programar, você poderá se juntar a uma equipe de produção para desenvolver um game em conjunto com outras pessoas tão apaixonadas por programação quanto você. Já pensou conquistar a vaga dos sonhos na Nintendo, na Valve ou nos estúdios da Sony?
Mas nem precisa ir tão longe assim. No Brasil mesmo você pode trabalhar numa empresa que desenvolve games. Um indicativo para levar em consideração sobre o crescimento do setor no país e se manter motivado, é que o número de desenvolvedores de games aumentou 600% em 8 anos.
Lembra dos aplicativos dos dispositivos móveis do tópico anterior? Saiba que 90% da arrecadação da Google Play vem de jogos disponibilizados na loja virtual. É uma baita oportunidade e um grande incentivo para quem quer ser programador ou se especializar nisso.
E se quiser começar a produzir seu primeiro jogo o quanto antes, saiba que a Unity e a Scirra oferecem testes e recursos gratuitos das suas ferramentas. Elas são mais indicadas para jogos mais leves e desenvolvedores iniciantes, ainda que tenham pacotes mais profissionais.
Mas se for você já tem habilidades consolidadas com programação e quer desenvolver um jogo mais pesado, a Unreal Engine 4 é o caminho que você deve seguir.
Ferramentas para Facilitar a Sua Vida
Quem é que não gosta de facilidades para lidar com os compromissos e a correria do dia a dia? Um eletrodoméstico que faz algo para você, uma agenda virtual que organiza seus eventos ou um dispositivo eletrônico que grava filmes para você poder assistir mais tarde.
Todas essas são situações em que as pessoas usam ferramentas que de alguma forma otimizam suas rotinas. Como consequência, elas ganham velocidade na execução das suas próprias tarefas, podendo se tornar mais produtivas e alcançar resultados melhores.
Como programador, você também poderá desenvolver uma ideia para ajudá-las a serem mais eficientes. Algumas ferramentas que já fazem isso atualmente – e muito bem, inclusive – são o Trello (planejador de tarefas), o WhatsApp e o Slack (comunicação interna para empresas).
5 Linguagens de Programação para Aprender e Dominar
Programação é uma área que engloba muitas linguagens. E como existem vários campos de atuação, pode ser que você se sinta um pouco perdido em como começar e saber exatamente no que se especializar para abraçar todas as oportunidades do mercado.
Por isso, listamos abaixo as 5 linguagens de programação mais usadas no mundo atualmente. Serve como um termômetro para você se guiar e considerar que, se aprender como programar e dominar ao menos uma delas, terá mais chances de se tornar um programador de grande sucesso.
Python
Criada nos anos 90, a linguagem Python pode ser usada para várias finalidades na programação. Você pode criar aplicações web, jogos eletrônicos, soluções para sistemas operacionais e até desenvolver inteligência artificial para a indústria da robótica.
Alguns diferenciais que fizeram da Python se tornar tão popular nos últimos anos é a sintaxe clara e moderna da sua linguagem, permitindo aos programadores escreverem códigos legíveis, organizados e tenham maior produtividade de trabalho em relação aos outros tipos.
C
A linguagem C foi criada em 1972. Mas isso não quer dizer que ela esteja desatualizada. Muito pelo contrário: ela é constantemente melhorada e continua sendo uma das mais populares e usadas no mundo da programação.
Tudo isso se deve, basicamente, à sua acessibilidade. Trabalhando com a linguagem C, o programador ganha autonomia, portabilidade e simplicidade para criar e desenvolver projetos sem precisar de muitos recursos técnicos e de hardware.
A linguagem C é amplamente usada para programar softwares ou funções que se relacionam diretamente com o hardware de um dispositivo. É possível criar bancos de dados, sistemas operacionais, editores de texto e programas que editam e tratam imagens.
Java
Surgido na década de 90, a linguagem Java continua sendo uma das mais usadas na programação atualmente. E ainda que divida opiniões, sua sintaxe de codificação é parecida com linguagens mais antigas, como a linguagem C.
Um dos destaque da linguagem Java é que ela é multiplataforma. A partir do momento que o desenvolvedor cria e finaliza um código, ele fica disponível para ser usado em outras plataformas, tamanho o nível de portabilidade da sua linguagem.
Dominar a linguagem Java significa que você terá em mãos todo um mercado de dispositivos móveis e aplicativos para explorar. Sobretudo nos aparelhos portáteis embarcados com Android, o sistema operacional mais usado no mundo.
C++
Surgida na década de 80, a linguagem C++ é baseada na linguagem C, só que com melhorias avançadas, voltadas a aplicações e soluções mais complexas no universo da computação. Como especialista em linguagem C++, um programador é capaz de desenvolver jogos eletrônicos, programas dedicados tratamento de imagens, tocadores de áudio, sistemas operacionais e editores de texto.
C#
Criada e lançada pela Microsoft em 2002, a linguagem C# chegou para flexibilizar o desenvolvimento de aplicativos. Mas não aplicativos para dispositivos eletrônicos e móveis, mas para projetos e soluções para a plataforma .NET Framework, também da gigante.
Um dos diferenciais da linguagem C# é que a sua sintaxe de codificação foi baseada nas linguagens Java e C++. Então se você já domina uma destas linguagens, poderá aprender as particularidades da linguagem C# sem grandes dificuldades.
Menção Honrosa: PHP
Não podemos deixar de mencionar algo sobre linguagem PHP. Simplesmente porque ela continua sendo uma das mais usadas no mundo. PHP é o acrônimo para Personal Home Page, que mais tarde foi transformado em PHP Hipertext Preprocessor.
A linguagem PHP é usada principalmente para criar sites dinâmicos na internet. Ela é usada em gerenciadores de conteúdo (CMS) que contam com muitos recursos para publicação de textos, fotos, vídeos e links. É o caso das plataformas WordPress, Joomla e Drupal.
Um dos diferenciais da linguagem PHP é que ela tem fácil portabilidade, ou seja, pode usada e em várias plataformas com a criação de um único script de códigos. Ela também é livre de patentes e aberta à comunidade, o que incentiva os programadores a desenvolverem melhorias.
E o HTML?
Você deve estar se perguntando porque esquecemos de colocar o HTML como uma forma de linguagem de programação que você deveria conhecer. Na verdade, nós não esquecemos. É que o HTML não é exatamente considerado uma forma de linguagem de programação.
Então como você vai aprender a como programar HTML se você não estará exatamente programando com essa linguagem?
Mas o Que é HTML?
HTML nada mais é do que a abreviação para HyperText Markup Language que, em tradução literal, significa Linguagem de Marcação de Hipertexto.
Sendo assim, o próprio nome da linguagem denuncia que essa linguagem não é voltada à programação, mas para marcação de textos, estruturar dados e informações mostradas numa página da internet.
O termo HTML foi erroneamente associado à programação porque, de fato, o programador usa a tecnologia para desenvolver hipertextos para leitura pelos navegadores na web. Mas ele apenas posiciona e insere as informações lá, não chega exatamente a manipulá-las.
Por isso, HTML jamais pode ser considerado como uma linguagem de programação como JavaScripit, PHP ou C++. Estas sim são linguagens de programação, pois dão instruções e ordens a sistemas para que eles executem as tarefas especificamente como foram planejadas.
Como Começar a Aprender Sobre Programação?
Agora que você já tem uma base sobre o que é programação, o que pode fazer com ela e até ganhou dicas em quais linguagens deve focar para aprender e dominar, está preparado para começar a sua jornada de sucesso na área.
E uma das formas mais comuns de aprender como programar é por instituições de ensino que oferecem os cursos de Ciências da Computação ou Sistemas de Informação.
O primeiro é voltado à lógica de sistemas computacionais. Já o segundo foca em programação para redes de computadores.
O problema é que nem sempre se sabe da qualidade desses cursos e dos materiais e conteúdos disponibilizados para formar programadores capacitados. E, muitas vezes, o investimento para ter acesso a esses cursos pode ser exorbitante e fazer o estudante desistir da ideia.
Mas calma que isso tem solução. Sabia que você pode aprender como programar e estudar praticamente tudo sobre o tema pela internet? E, o melhor, de graça?
Chegou a hora de se especializar na área de programação sem gastar nada com isso. Você está pronto para aprender como programar sem gastar nenhum centavo. Confira as dicas abaixo.
25 Plataformas Para Aprender Como Programar de Graça
Daqui em diante você encontra uma lista completa com 25 sites e plataformas que disponibilizam cursos e conhecimento gratuitos a usuários interessados em aprender como programar e que querem se tornar especialistas no assunto.
Vários desses cursos oferecem certificados de conclusão, para você realmente provar que se dedicou nos estudos, aprendeu como programar e está capacitado para desenvolver programas, aplicativos ou games.
Além disso, vários deles ainda oferecem fóruns para trocas de informações e experiências com outros usuários e estudantes. E um aviso: alguns deles também estão apenas em inglês.
Portanto, você precisará de um certo domínio do idioma estrangeiro para aproveitar tudo e poder aprender a como programar.
1. BitDegree
O BitDegree oferece uma tonelada de cursos gratuitos que vão desde programação a desenvolvimento de games. Ele oferece cursos online mais convencionais e outros com sistemas de gameficação.
Os cursos com gamificação incrementam conquistas e interação ao processo de aprendizado. Tudo o que você precisa fazer é escolher o idioma de uso e começar a aprender.
Existe uma variedade de linguagem de programação abordadas, mas as mais populares são:
- HTML
- CSS
- PHP
- JavaScript
- SQL
- jQuery
O BitDegree ainda permite incorporar o blockchain no processo educacional. Existem recompensas transparentes e um sistema de conquistas que ajudam os negócios a recrutarem talentos em tecnologia, além de um sistema de medição do sucesso dos cursos.
2. Coursera
A Coursera é uma das maiores plataformas de ensino à distância pela internet no mundo. As aulas são ministradas por professores de universidades conceituadas e por centros de ensino especializados no tema.
A oferta de cursos especializados em programação é volumosa. Tem desde cursos mais introdutórios, como o Introdução à Lógica, a até algo mais complexo, como um Bacharelado em Ciência da Computação, administrado pela Universidade de Londres.
Como acontece em diversos cursos disponibilizados na plataforma, alguns materiais e lições em vídeo, além de exercícios para praticar, são gratuitos. Mas o usuário também tem a opção de pagar para ter uma experiência bem mais aprofundada em programação.
Aqui você vai encontrar uma variedade de cursos como:
- Python
- Java
- HTML e CSS
- Programação IoT (Internet das Coisas)
- C
- Introdução à programação
3. Code Academy
O Code Academy é uma das plataformas de ensino na área de maior referência e uma das mais utilizadas no mundo: mais de 24 milhões de pessoas já fizeram um curso no site.
O Code Academy aborda desde estudos de introdução sobre o que o tema engloba, mostrando projetos para o aluno praticar e atividades para desenvolver. Além de aulas específicas sobre cada uma das principais linguagens de programação. Entre elas:
- HTML
- JavaScript
- CSS
- PHP
- jQuery
- Python
- Ruby
Existem outros cursos ainda disponíveis, mas as linguagens de programação são o foco da plataforma.
4. edX
O edX é uma plataforma educacional de código-aberto gigantesca. Mais de 5 milhões de usuários estão atualmente cadastrados e usando os cursos da plataforma.
O site é dividido em várias categorias diferentes que vão, inclusive, para além da programação. Como você está para aprender tudo de programação, a opção mais útil que você vai encontrar é a categoria de Ciências da Computação.
Aqui você vai encontrar tutoriais para aprender linguagens e habilidades como:
- HTML e CSS
- Java
- jQuery
- C++
- C#
- Python
- SQL
- Desenvolvimento de aplicativos móveis
O edX também tem cursos pagos. Mas existem muitas opções de cursos e materiais gratuitos para você aprender o básico da programação e já começar a desenvolver os primeiros projetos.
5. Khan Academy
A Khan Academy é uma das plataformas pioneiras no ensino à distância e gratuito de programação. Essa é uma ótima oportunidade para os iniciantes se engajarem na área e criarem gosto por alguma ramificação que gostariam de tomar na carreira como programador.
O site disponibiliza materiais didáticos e vídeos intuitivos sobre como começar a programar. Existem, inclusive, especializações em jogos eletrônicos e animações. E, para quem se interessar por outros campos de estudo, também tem existem cursos focados em matemática, música e economia.
Todos os cursos são lecionados por especialistas no assunto. E os estudantes são incentivados a compartilhar o que aprendem durante o processo. Com o Khan Academy, você será capaz de aprender e dominar linguagens de programação como:
- HTML
- CSS
- Javascript
- Banco de dados
Também há cursos básicos que ensinam a filosofia e mais habilidades por trás da programação de computadores como um todo.
6. Codewars
Combinando programação com artes marciais, o Codewars é uma plataforma para quem gosta de desafios e busca refinar suas habilidades praticando e se aperfeiçoando com o tempo.
Funciona assim: o usuário recebe desafios diários de programação e, assim que for cumprindo as atividades, vai ganhando experiência, subindo de nível e atingindo novos rankings.
A dificuldade dos desafios é progressiva. E eles se tornam cada vez mais complexos. Mas isso não é um problema. Você sempre pode consultar suas soluções, tirar dúvidas e aprender com outros usuários na comunidade da plataforma.
O mais legal é que, de acordo com nível que você alcançar, poderá criar seus próprios desafios e disponibilizá-los para outros usuários do site tentarem resolver. É uma troca de experiências bastante enriquecedora.
Algumas das linguagens que vocẽ pode aprender no Codewars incluem:
- Java
- SavaScript
- C#
- Ruby
- Python
- SQL
7. Code.org
Disponível também em português, o Code.org é uma iniciativa para ensinar programação a crianças. Por conta disso, os conteúdos são bem mais leves e acessíveis.
Os catálogos do curso são divididos, inclusive, por idade: do jardim de infância aos 5 anos, dos 6 aos 12 e até níveis universitários.
A abordagem educacional quem faz é você mesmo. Você pode mergulhar em horas e mais horas de tutoriais. Ou usar uma abordagem um pouco mais estruturadas, com tópicos sequenciais e conjunto lógico de lições em vídeos.
O legal do Code.org é que ele aproxima o conteúdo das aulas com universos que as crianças se identificam. Assim, é comum encontrar conteúdos que incluem filmes, como Star Wars e Frozen, e jogos eletrônicos, como Minecraft e Flappy Bird.
8. Udemy
A Udemy é uma plataforma digital de educação que oferece milhares de cursos. Existem muitas opções de cursos pagos, mas você também encontra muitos que são totalmente gratuitos.
Além disso, sempre existem cupons e ofertas especiais que você pode encontrar descontos extras ou até mesmo versões grátis de cursos que são naturalmente pagos.
Na Udemy você vai encontrar várias opções de cursos sobre desenvolvimento, onde você poderá aprender:
- Desenvolvimento de sistemas
- Desenvolvimento de games
- Desenvolvimento de aplicativos e aplicações móveis
- Criação de sites para E-commerce
- Todas as linguagens de programação que você quiser
9. Dash General Assembly
O Dash é um curso online gratuito que vai ensinar você os conceitos e comandos básicos do desenvolvimento para web. Tudo dentro do seu próprio browser de navegação.
Você vai aprender temas como HTML5, CSS3 e JavaScript, e como essas linguagens trabalham juntas para criar um site elegante e moderno. Além disso, você terá que elaborar uma série de pequenos projetos que usam essas linguagem todas juntas e ao mesmo tempo. Você vai precisar criar um site.
Com o Dash, você vai ter um entendimento um pouco mais profundo sobre o que é desenvolver para criar um site. É um ótimo lugar para iniciantes que não têm qualquer experiência com desenvolvimento ou programação.
10. Free Code Camp
O Free Code Camp é uma gigantesca comunidade especializada em programação com código aberto. A plataforma oferece desafios diários, projetos para desenvolver e, como premiação, certificados que atestam a proficiência e qualidade do programador.
O diferencial do Free Code Camp é que o estudante pode fazer tudo a seu tempo, sem precisar se preocupar em cumprir horários. Tudo é gratuito e o usuário ainda tem acesso a uma ferramenta que encontra outros programadores próximos na sua cidade de residência.
O legal é que, assim que você tiver algumas habilidades já desenvolvidas, poderá se inscrever em desafios mais difíceis e projetos de engenharia sem fins lucrativos. Algumas das linguagens e habilidades abordadas são:
- HTML5
- CSS3
- Javascript
- Node.js
- React.js
- D3.js
- Banco de dados
- Git e Github
E, se precisar de ajuda, saiba que você estará amparado pela comunidade de usuários, que estão aprendendo junto com você.
11. Code Conquest
O Code Conquest é uma excelente plataforma que vai ajudar você a aprender as questões básicas da programação. Mesmo que você nunca tenha escrito uma linha na sua vida ou nem saiba o que é programação, esse site vai ajuda você a sair do zero.
Ele é totalmente feito para guiar você pelos processos de:
- Aprender o que é programação.
- Escolher quais linguagens aprender.
- Encorajar você a melhorar seus conhecimentos e habilidades.
- Aplicar essas habilidades em problemas da vida real.
No site, você encontra uma variedade de tutoriais para as linguagens de programação abaixo:
- HTML
- JavaScript
- PHP
- Ruby
- jQuery
- Python
- MySQL
Além das citadas acima, você receberá recomendações para estender o processo de aprendizado com ferramentas e plataformas diferentes.
12. MIT Open Courseware
O OpenCourseWare Initiative leva todos os cursos de formação profissional e de graduação do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para o ambiente online.
Mesmo que você não entre para o MIT, você pode receber uma educação a nível da instituição, sabendo que você vai precisar da motivação necessária para completar o processo.
Existem muitas matérias disponíveis, muitas delas focadas em Ciências da Computação. Você pode fazer uma graduação inteira ou optar por cursos individuais. Por exemplo, você pode encontrar cursos introdutórios de linguagens de programação como Python, C, C++ e Java.
13. The Odin Project
O Odin Project elimina todas as conjecturas do desenvolvimento de sites na internet. Quando você está tentando aprender a programar sozinho, pode ser difícil às vezes acompanhar o processo e desenvolver todas as habilidades necessárias.
Você conhece as peças para o quebra-cabeça, mas não sabe exatamente como encaixá-las. Essa plataforma criou um processo lógico vindos das melhores fontes educacionais disponíveis pela internet.
Além disso, você poderá aprender a desenvolver projetos durante o curso e será uma comunidade ativa à disposição para ajudar você caso qualquer dúvida apareça.
No Odin Project, você vai aprender a programar com linguagens e habilidades como:
- HTML e CSS
- Git
- Javascript
- Ruby e Ruby On Rails
- Bancos de Dados
- Como ser contratado com suas novas habilidades
14. W3Schools
O W3Schools vem equipado com tutoriais de programação, recursos, exemplos e exercícios para ajudar você a programar. O slogan da plataforma é “O Maior Site de Desenvolvimento Web do Mundo” – e ele faz jus a essa citação.
Comece escolhendo qual linguagem de programação você quer aprender. Então, pule direto para a prática ou escolha entre uma variedade de opções de aprendizado.
Você pode começar com um breve questionário para ver o quanto já conhece sobre o tema. Assim, você consegue escolher as lições e os exercícios mais assertivamente.
O W3Schools oferece uma variedade de linguagens, como:
- HTML
- CSS
- JavaScript
- SQL e PHP
- Python e Java
- C++ e C#
15. Hackr.io
Logo de cara você pode ver que o Hackr.io tem inúmeras linguagens de programação que você pode aprender.
Depois de selecionar o curso desejado, você será levado a uma série de tutoriais onde você poderá filtrar qual lição quer aprender. É possível escolher entre grátis e pago, iniciante e avançado e o idioma que você quer ser ensinado.
Aqui você vai aprender:
- Python
- JavaScript e Java
- Desenvolvimento para Android
- C e C++
- PHP
- Estrutura de Dados e Algoritmos
Fora isso, o Hackr.io tem um blog que oferece conteúdos com dicas sobre programar com linguagens de programação, assim como respostas para a as perguntas dos usuários.
Por fim, ainda existe um guia com um roteiro recomendado para você seguir na sua jornada de aprendizado. Esse sistema monta um caminho baseado nas habilidades que se deve aprender e se especializar com o tempo. É muito útil para quem não sabe por onde começar.
16. Bento.io
O Bento.io se gaba por ser uma fonte de grande ajuda para qualquer tipo de programador. O site acredita que ninguém deve ter que pagar para aprender como programar e, com isso, oferece todo o conhecimento que você vai precisar para ter sucesso.
Seu painel de controle moderno conta com várias janelas contendo os tópicos e atividades de interesse do usuário. Isso facilita na escolha de qual curso fazer e aqueles que ainda faltam para você completar seus conhecimentos.
Esses tutoriais são organizados numa espécie de playlist, que permite que você veja como está o andamento do curso, a duração de cada lição e se você já começou ou completou determinada aula. Ela até mesmo recomenda o que você deve estudar na sequência.
No Bento.io, você pode aprender sobre:
- HTML
- CSS
- JavaScript
- Git
- Python
- SQL
- Shell
- Flask
Os materiais do Bento.io são próprios, sendo que a plataforma também indica lindos para outras páginas para você complementar seus estudos. É só usar um campo de pesquisar para encontrar mais sites com uma explicação diferente da qual você já tem ou aprendeu.
17. Code Avengers
Quer criar aplicativos, jogos eletrônicos ou páginas de internet? Então o Code Avengers é para você. A plataforma oferece cursos focados nas linguagens em cada uma das especialidades que você quer aprender.
Tem desde materiais mais introdutórios e outros para níveis bem mais avançados. Você aprende praticando, constrói seu próprio portfólio e acompanha todo o seu progresso por uma plataforma com uma interface bonita e responsiva.
E se você não manja de inglês, não tem problema. O site tem conteúdos em português de Portugal, que ajuda a não perder nenhum detalhe.
Com o Code Avengers, você aprende linguagens e habilidades como:
- HTML e CSS
- Python
- Javascript
- jQuery
- Desenvolvimento de sistemas
O Code Avengers ainda tem um período de testes de 7 dias gratuito, que ajuda você a determinar se vale o investimento de todo o programa de ensino.
18. Solo Learn
O Solo Learn é um site gratuito que oferece uma variedade de linguagens de programação. Uma das suas melhores parte é a otimização para dispositivos móveis, sendo que o aplicativo dedicado é tão útil quanto a página em si.
No Solo Learn Playground, existe uma área para compartilhar o código em que você está trabalhando e permitir que outras pessoas colaborem no seu projeto. Elas podem sugerir melhorias ou até mesmo usar seu trabalho como inspiração para outras ideias.
Alguns dos cursos oferecidos são:
- Ruby
- jQuery
- Swift 4 Fundamentals
- HTML
- CSS
- PHP
- SQL
- C / C# / C++
- JavaScript
- Python
Fora isso, você também pode visitar o blog da plataforma de vem em quando. Lá, eles postam novidades sobre aplicativos, tecnologias e dicas para aprender e melhoras no aprendizado sobre linguagens de programação.
19. Google Android Training
Criado pelo time do Google Developers Training, esta plataforma é uma iniciativa dos programadores experts do Google e que também oferece um diploma próprio do Google Developers Certification.
Como base fundamental, você pode acessar tutoriais, guias e as melhores práticas em programação para desenvolvimer seus conhecimentos em programação. Ele também oferece ferramentas como Chrome DevTools, Lighouse, Workbox e mais, facilitando o aprendizado.
Os programas incluem:
- Desenvolvimento Android
- Desenvolvimento Web
- Firebase
- Machine learning
- Tensor Flow
Você ainda pode se envolver em outros projetos e dar feedbacks e sugestões para outros estudantes. A abordagem da comunidade é ajudar uns aos outros para que todos tenham sucesso.
20. Upskill
O UpSkill é para quem não tem conhecimento ou habilidade alguma no mundo da programação. A plataforma é uma espécie de campo de treinamento que leva o usuário do nível iniciante ao avançado com aulas em vídeo didáticas e acessíveis.
Um dos diferenciais do site é que os conteúdos são passados com uma linguagem em estilo de conversação, se aproximando bastante do cotidiano das pessoas. Algo que torna o aprendizado bem mais leve e de fácil entendimento.
Nas lições, o estudante é guiado por uma série de projetos que abordam temas e várias linguagens de programação. Você aprender habilidades de programação como:
- Desenvolvimento de plugins para WordPress
- As melhores práticas do WordPress
- Javascript
- HTML5 e CSS3
- PHP
- MySQL
- Node.js
- Ruby on Rails
O currículo é 100% baseado em projetos desenvolvidos pelo próprio estudante. Isso quer dizer que você irá construir seu próprio portfólio de acordo com seu progresso durante o curso.
21. Plural Sight
O Plural Sight, também conhecido como Code School, é uma plataforma de cursos online que oferece cursos grátis e pagos. Ela é organizada em diferentes caminhos de aprendizado e definida por linguagens e habilidades. A abordagem que eles usam é:
- Você escolhe o seu caminho de aprendizado, criado por instrutores profissionais, e já pode começar a desenvolver seus estudos.
- Você pratica o que aprende diretamente na sua janela de navegação e já recebe feedback simultaneamente.
- Você ganha pontos ao completar cada etapa ou nível de aprendizado.
- Você monitora o seu progresso e faz um rastreamento de todas as suas conquistas medalhas recebidas, além de todo o material consumido.
Alguns dos cursos oferecidos são:
- CSS e HTML
- JavaScript
- Ruby
- Elixir
- PHP
- Python
- iOS
- Bancos de Dados
22. Codeasy.net
O Codeasy.net oferece uma maneira especial e bem divertida para aprender como programar. Você vai viajar e participar de uma aventura eletrônica que exige habilidades em programação para navegar pelos caminhos que surgirem.
Pela história, você vai aprender o básico da linguagem C# até às funções e tópicos mais avançados. Ele foi desenvolvido tendo os iniciantes em mente, então você não precisa de nenhum conhecimento em desenvolvimento de software para começar a sua jornada.
A melhor arte da experiência educacional é que você nems ente que está aprendendo. Sua meta é salvar o mundo de uma invasão das máquinas e você fará isso usando códigos que você mesmo aprende durante a aventura.
23. Hack.pledge ()
O Hack.pledge () é uma comunidade feita por desenvolvedores secundários, que compartilham seu conhecimento e fazem a mentoria para a próxima geração de programadores.
Aqui você conseguirá aperfeiçoar suas habilidades de desenvolvimento aprendendo com alguns dos melhores programadores existentes.
Para começar, você terá que assinar um termo de compromisso, assumindo que irá se dedicar a aprender como programar e desenvolver um software.
Uma vez dentro dos cursos, você terá acesso a uma fonte de materiais ricos em informação que o ajudarão a incrementar suas habilidades em programação.
24. aGupieWare
O aGupieWare é um currículo online baseado nos cursos oferecidos pelo MIT, pelo Carnegie Mellon, pelo Berkley, por Standford e por Columbia. Todos esses são centros de ensino internacionais com elevado grau de procura e prestígio por quem e para quem estuda nestes locais.
Nesse programa, você vai encontrar 15 cursos diferentes que são divididos em 3 aulas introdutórias, 7 aulas principais e 5 aulas eletivas (que você pode escolher para complementar seu aprendizado).
Esse curso e um ótimo lugar para construir uma base sólida em programação. Aqui você aprenderá coisas como:
- Ciência da Computação
- Programação em Swift
- Python
- Testes de segurança
- Linux
- Hacking
25. Edabit
O Edabit traz uma abordagem um pouco diferente para você aprender a programar. Em vez de tutoriais ou cursos online para assistir e replicar o que você acabou de aprender, a plataforma oferece desafios personalizados, de acordo com as habilidades iniciais do usuário, para você ir desenvolvendo e aprimorando aos poucos.
Algumas das linguagens de programação mais populares são:
- C# e C++
- Java e JavaScript
- PHP
- Python
- Ruby
- Swift
Tudo o que você tem que fazer para começar a estudar é se registrar gratuitamente no site e já sair praticando os desafios online. Você pode escolher entre os níveis mais fáceis até os mais difíceis.
Existe, ainda, um gerador de desafios aleatórios que seleciona uma tarefa para você executar. Passar uma hora estudando e desenvolvendo suas habilidades nesta plataforma pode facilmente se transformar em 5 horas.
Conclusão
A programação é uma área de atuação que exige dedicação para aprender e ainda mais empenho para ser dominada. Você gastará muitas horas para aprender tudo o que quiser.
Mas, com tantas opções gratuitas disponíveis, você consegue aprender a como programar em um tempo recorde e sem gastar dinheiro com isso.
É claro: existe uma diversidade de sites com cursos pagos também disponíveis. E até mesmo especializações em serviços de web design ou desenvolvimento de sites. Mas os cursos gratuitos listados são mais do que suficientes para você começar sua jornada na programação e desenvolver o conhecimento básico necessário nesse campo.
Você não precisa se preocupar em acessar e completar todos os cursos acima. Em vez disso, escolha um que se encaixa com seu perfil e necessidade de usuário e mergulhe fundo nesse mundão de conhecimento. Queremos que você tenha sucesso como programador!
Tem alguma pergunta, dica ou truque sobre programação ou sobre o processo de aprendizado de como programar? Fale para a gente nos comentários abaixo.
Este texto é de autoria de Andrei L. Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil.
0 comentários