Compliance (+) : desmistificando o Programa de Compliance

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

O conceito de Compliance possui duas conotações: o significado da palavra em si, ou seja, a etimologia da palavra e o sentido aplicado atualmente para caracterizar procedimentos éticos no ambiente de trabalho.

Etimologicamente, Compliance deriva do latim complere e o seu significado está ligado à vontade de fazer o que foi pedido, ou de agir ou estar em concordância com regras, normas, condições. A literatura costuma fazer remissão ao verbo anglo-saxão “to comply”, que significa cumprir, ou seja, agir conforme uma regra, um comando e/ou um regulamento.

No sentido do mercado, Compliance refere-se a um programa que permite a uma organização ter a segurança que seus integrantes serão íntegros no comportamento, seguirão as normas, serão éticos nas atividades que desempenham e agirão sempre à luz das normas legais. Ao levar esse conceito para o ambiente de trabalho, fica entendido que ele mostra uma conformidade da empresa com as normas e leis de seu setor. Seguindo uma linha coerente, é possível evitar desgastes, problemas e corrupção dentro do meio corporativo, o que mantém uma postura mais firme da corporação e previne ações ilícitas.

Este curso, com toda certeza, vai te preparar para implantar um Programa de Compliance, para reavivar e colocar em andamento na sua organização ou, ainda, para que você possa assessorar sua diretoria na implantação do referido programa.

Mesmo que você não atue na área específica do Compliance, os conhecimentos adquiridos contribuirão em muito para seu crescimento profissional e até mesmo futuras promoções.

OBJETIVOS

a. Conceituar Compliance;

b. Identificar os 9 (nove) Pilares de um Programa de Compliance;

c. Avaliar a importância de um Programa de Compliance;

d. Conceituar Corrupção e conhecer suas implicações;

e. Analisar a Lei Anticorrupção;

f. Identificar os conceitos de Crime, Atos Lesivo e Improbidade Administrativa;

g. Conhecer os principais crimes no ambiente de trabalho;

h. Identificar as principais diferenças entre Assédio Moral e Assédio Sexual;

i. Conhecer casos reais que envolveram funcionários;

j. Conceituar Investigações Internas;

k. Identificar os principais elementos de uma Fraude;

l. Analisar o Triângulo da Fraude;

m. Analisar o Diamante da Fraude;

n. Analisar o Pentágono da Fraude;

o. Conhecer o Código de Conduta;

p. Identificar os principais conceitos da Avaliação de Riscos;

q. Praticar dinâmicas de estudos de caso.

 



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