Uma propriedade (ou Property, se preferir chamar assim) é um membro de uma classe que possibilita ler, gravar, ou calcular o valor de um determinado dado. As propriedades possibilitam que uma classe exponha a obtenção e definição destes valores. Inicialmente uma propriedade era constituída de uma variável privada, que era exposta através de getters e setters, como mostrado na Figura 1:
Uma propriedade pode obter um valor de uma classe (com o bloco get) e também pode defini-lo (no bloco set). A Imagem mostra como atribuir e recuperar valores das propriedades:
Quando possuímos os blocos get e set em uma mesma propriedade esta é do tipo Read/Write, como mostrado ainda na Imagem 1. Se precisássemos apenas consultar, sem realizar nenhuma definição de valor, teríamos apenas o bloco get, onde a propriedade é chamada de Readonly, como mostra a Imagem 3.
Internamente sem a presença do set podemos apenas ler o estado, sem alterá-lo.
A partir da versão 3.0 do C# (já estamos na versão 6.0), podemos economizar algumas linhas de código, utilizando Propriedades auto-implementadas, onde a questão pode ser resolvida em uma única linha, sem a necessidade de declarar um atributo, nem os blocos separados de get e set. Veja exemplo apresentado na Figura 4:
Várias linhas de código foram economizadas.
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